“Quando a imprensa é livre, as vantagens da liberdade contrabalançam-lhe os inconvenientes.” (Benjamin Constant)

03 maio
0 comentários

Todos os anos, 3 de maio é uma data que celebra os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, para avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo, defender os meios de comunicação de ataques à independência e homenagear jornalistas que perderam suas vidas no exercício de suas atividades. profissão. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1993 seguindo uma Recomendação adotada na vigésima sexta sessão da Conferência Geral da UNESCO em 1991. Isto, por sua vez, foi uma resposta ao apelo de jornalistas africanos que em 1991 produziram a importante Declaração de Windhoek, sobre pluralismo e independência da mídia.
No centro da democracia está a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão, uma vez que essas liberdades permitem o entendimento mútuo para construir uma paz sustentável.
A data de hoje serve como uma ocasião para informar os cidadãos de violações da liberdade de imprensa – um lembrete de que em dezenas de países ao redor do mundo as publicações são censuradas, multadas, suspensas e fechadas, enquanto jornalistas, editores e editores são assediados, atacados, detidos e até mesmo assassinado.
É uma data para incentivar e desenvolver iniciativas em prol da liberdade de imprensa e para avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo.
O dia 3 de maio serve como um lembrete para os governos da necessidade de respeitar seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da mídia sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional. Tão importante quanto isso, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é um dia de apoio aos meios de comunicação que são alvos da contenção ou abolição da liberdade de imprensa. É também um dia de recordação para os jornalistas que perderam a vida na busca de uma história.
A liberdade de imprensa é a pedra angular das sociedades democráticas. Todos os Estados, todas as nações, são fortalecidos pela informação, pelo debate e pela troca de opiniões. Em um momento de crescente discurso de desconfiança e deslegitimação da imprensa e do jornalismo, é essencial garantir a liberdade de opinião através da livre troca de ideias e informação baseada em verdades factuais. O tema desta 26ª celebração é “mídia para a democracia: jornalismo e eleições em tempos de desinformação”.  Tratar sobre a liberdade de imprensa de maneira ampla é a chave da vivacidade política, a fim de coibir todos os perigos da instrumentalização, combinados com práticas como obstrução, assédio, prisão ilegal e até mesmo assassinato, que impedem os jornalistas de fazer seu trabalho livremente.
O observatório da UNESCO registrou 99 jornalistas mortos em 2018 e um total de 1.307 jornalistas mortos entre 1994 e 2018. A iniqüidade por crimes cometidos contra jornalistas é uma ameaça que afeta todas as nossas sociedades. Essa ameaça exige que permaneçamos constantemente vigilantes. Devemos agir juntos para proteger a liberdade de expressão e segurança dos jornalistas. A existência de meios de comunicação livres, pluralistas e independentes é um pré-requisito para o bom funcionamento das democracias.
O jornalismo independente oferece uma oportunidade para apresentar fatos aos cidadãos e formar uma opinião. Garantias da liberdade de imprensa sociedades transparentes onde todos podem aceder à informação. O jornalismo independente analisa o mundo e o torna acessível a todos, trabalhando pela diversidade de opiniões.
Assim é responsabilidade de todos os Governos, bem como a sociedade civil e as organizações profissionais, celebrar e assegurar a liberdade de imprensa e o direito de acesso à informação, que são essenciais para qualquer sociedade democrática.

Referências Bibliográficas

World Press Day. Disponível em <en.unesco.org>, acesso em 02/05/2019. Tradução e adaptação nossa.

Deixar seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.