Precisamos respirar ar puro para sobreviver e não fumaça cinzenta!

05 jun
0 comentários

História do Dia Mundial do Meio Ambiente

O ano de 1972 marcou um ponto de virada no desenvolvimento da política ambiental internacional: a primeira grande conferência sobre questões ambientais, convocada sob os auspícios das Nações Unidas, foi realizada de 5 a 16 de junho, em Estocolmo, Suécia. Conhecida como a Conferência sobre o Ambiente Humano, ou a Conferência de Estocolmo, seu objetivo era forjar uma visão comum básica sobre como enfrentar o desafio de preservar e melhorar o ambiente humano.
Mais tarde naquele ano, em 15 de dezembro, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas adotou uma resolução (A / RES / 2994 (XXVII)) designando 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente e exortando “os governos e as organizações do sistema das Nações Unidas a realizarem todos os anos atividades mundiais reafirmando sua preocupação pela preservação e valorização do meio ambiente, com vistas a aprofundar a conscientização ambiental e buscar a determinação expressada na Conferência. ”A data coincide com o primeiro dia da Conferência histórica.
Também em 15 de dezembro, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas adotou outra resolução (A / RES / 3000 (XXVII)) que levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a agência especializada em questões ambientais.
Desde a primeira comemoração em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente ajudou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) a aumentar a conscientização e gerar impulso político em torno de preocupações crescentes, como o esgotamento da camada de ozônio, produtos químicos tóxicos, desertificação e aquecimento global. O Dia Mundial do Meio Ambiente tornou-se uma plataforma global para agir sobre questões ambientais urgentes. Milhões de pessoas participaram ao longo dos anos, ajudando a impulsionar a mudança em nossos hábitos de consumo, bem como na política ambiental nacional e internacional.

“É hora de agir de forma decisiva. Minha mensagem aos governos é clara: poluição tributária; acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis; e parar de construir novas usinas a carvão. Precisamos de uma economia verde e não de uma economia cinzenta”. António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

Os seres humanos são criaturas e moldadoras de seu ambiente, o que lhes dá sustento físico e lhes proporciona a oportunidade de crescimento intelectual, moral, social e espiritual. Na longa e tortuosa evolução da raça humana neste planeta, chegou-se a um estágio em que, através da rápida aceleração da ciência e da tecnologia, os humanos adquiriram o poder de transformar seu ambiente de inúmeras maneiras e em uma escala sem precedentes.
Conscientes de que a proteção e melhoria do meio ambiente humano é uma questão importante, que afeta o bem-estar dos povos e do desenvolvimento econômico em todo o mundo, a comemoração do dia mundial do meio ambiente nos dá a oportunidade de ampliar as bases para uma opinião esclarecida e uma conduta responsável de indivíduos, empresas e comunidades na preservação e melhoria do meio ambiente. Desde o início da sua comemoração em 1974, a data se tornou uma plataforma global de divulgação pública amplamente divulgada em mais de 100 países.
Cada Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado em torno de um tema que concentra a atenção em uma preocupação ambiental particularmente premente. O tema para 2019, “Combater a poluição do ar”, é um apelo à ação para combater essa crise global e nos convida a considerar como podemos mudar a nossa vida cotidiana para reduzir a quantidade de poluição atmosférica que produzimos e reduzir a sua contribuição para o aquecimento global e os seus efeitos na nossa própria saúde.

O que causa a poluição do ar?
Entender os diferentes tipos de poluição e como isso afeta nossa saúde e meio ambiente nos ajudará a tomar medidas para melhorar o ar ao nosso redor. Muitas vezes você nem consegue ver, mas a poluição do ar está em toda parte. Não podemos parar de respirar, mas podemos fazer algo sobre a qualidade do nosso ar. Nove entre dez pessoas em todo o mundo estão expostas a níveis de poluentes atmosféricos que excedem os níveis de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Quase não há dúvidas e, por isso, somos confrontados com uma tarefa urgente que é entender quais são as causas da poluição do ar:Domicílios – A principal fonte de poluição do ar doméstico é a queima interna de combustíveis fósseis, madeira e outros combustíveis à base de biomassa para cozinhar, aquecer e iluminar residências. Cerca de 3,8 milhões de mortes prematuras são causadas pela poluição do ar em ambientes fechados a cada ano, a grande maioria delas no mundo em desenvolvimento.
Indústria – Em muitos países, a produção de energia é uma das principais fontes de poluição do ar. Usinas de queima de carvão são um dos principais contribuintes, enquanto os geradores a diesel são uma preocupação crescente em áreas fora da rede.
Transporte – O setor de transporte global responde por quase um quarto das emissões de dióxido de carbono relacionadas à energia e essa proporção está aumentando. As emissões dos transportes foram ligadas a quase 400.000 mortes prematuras.
Agricultura – Existem duas fontes principais de poluição do ar da agricultura: a pecuária, que produz metano e amônia, e a queima de resíduos agrícolas. Cerca de 24% de todos os gases de efeito estufa emitidos em todo o mundo vêm da agricultura, silvicultura e outros usos do solo.
Resíduos – A queima de resíduos abertos e os resíduos orgânicos em aterros sanitários liberam dioxinas, furanos, metano e carbono negro na atmosfera. Globalmente, cerca de 40% dos resíduos são queimados abertamente.
Outras fontes – Nem toda poluição do ar vem da atividade humana. Erupções vulcânicas, tempestades de poeira e outros processos naturais também causam problemas. Tempestades de areia e poeira são particularmente preocupantes.

Referências Bibliográficas

World Environment Day. Disponível em <https://www.un.org/en/events/environmentday/index.shtml>, acesso em 04/06/2019. Tradução Nossa.

 

Deixar seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.