As florestas fazem parte da sua vida de mais maneiras do que você imagina, por isso devemos aprender a amá-las!

21 mar
0 comentários

Quando bebemos um copo de água, escrevemos em um caderno, tomamos remédio para uma febre ou construímos uma casa, nem sempre fazemos a conexão com as florestas. E, no entanto, esses e muitos outros aspectos de nossas vidas estão ligados às florestas de uma forma ou de outra. Florestas, seu manejo sustentável e uso de recursos, inclusive em ecossistemas frágeis, são fundamentais para combater a mudança climática e contribuir para a prosperidade e o bem-estar das gerações atuais e futuras. As florestas também desempenham um papel crucial no alívio da pobreza e na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Todos os dias 21 de março, as Nações Unidas conscientizam sobre a importância de todos os tipos de florestas. Este ano de 2019, o Dia Internacional das Florestas promove a educação para aprender a amar as florestas. Ele ressalta a importância da educação em todos os níveis para alcançar o manejo florestal sustentável e a conservação da biodiversidade. Florestas saudáveis ​​significam comunidades saudáveis ​​e resilientes e economias prósperas.

As florestas cobrem um terço da massa de terra da Terra, desempenhando funções vitais em todo o mundo. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas – incluindo mais de 2.000 culturas indígenas – dependem das florestas para sua subsistência, remédios, combustível, comida e abrigo.
As florestas são os ecossistemas biologicamente mais diversificados da terra, que abrigam mais de 80% das espécies terrestres de animais, plantas e insetos.

No entanto, apesar de todos esses inestimáveis ​​benefícios ecológicos, econômicos, sociais e de saúde, o desmatamento global continua em um ritmo alarmante – 13 milhões de hectares de floresta são destruídos anualmente. O desmatamento é responsável por 12% a 20% das emissões globais de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

O Dia Internacional das Florestas é realizado anualmente em 21 de março para aumentar a conscientização sobre a importância das florestas para as pessoas e seu papel vital na erradicação da pobreza, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar. O manejo sustentável de todos os tipos de florestas está no centro dos desafios de países afetados por conflitos, em desenvolvimento e desenvolvidos, para o benefício das gerações atuais e futuras.

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A / RES / 67/200 em 21 de dezembro de 2012, que declarou que o dia 21 de março de cada ano deve ser observado como o Dia Internacional das Florestas.

A resolução incentiva todos os Estados Membros a organizar atividades relacionadas a todos os tipos de florestas. As atividades previstas para o Dia Internacional incluem o plantio de árvores e outros eventos no nível da comunidade, além de celebrações nacionais, incluindo arte, foto e filme, além de divulgação na mídia social.

A resolução solicita ao Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, facilitar a implementação do Dia Internacional das Florestas, em colaboração com os governos, a Parceria Colaborativa sobre Florestas e internacional. organizações e processos regionais e sub-regionais, assim como grupos importantes relevantes.

Assista abaixo um vídeo feito fela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nation – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), sobre o Dia Internacional das Florestas 2019:

Referência Bibliográfica
International Day of Forests (21 March). Disponível em <http://www.un.org/en/events/forestsday/background.shtml >. Acesso em 19/03/2019. Tradução nossa.

Deixar seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.