Às 12:54, do dia 21 de junho de 2019, ocorre o solstício do Inverno Austral!

21 jun
0 comentários

O inverno é uma das quatro estações, sendo comumente caracterizado por ser a época do ano em que se apresentam as menores temperaturas. Os seus efeitos, no entanto, são mais intensamente sentidos nas áreas de maiores latitudes, ou seja, nas faixas do globo mais afastadas da Linha do Equador.
O início do inverno acontece no dia 21 de junho para o hemisfério sul, estendendo-se até por volta do dia 23 de setembro. Já no hemisfério norte, o inverno vai do dia 22 de dezembro até o dia 21 de março. Culturalmente, o inverno associa-se ao natal justamente pela influência dos países do norte, haja vista que, no território brasileiro, essa data comemorativa ocorre durante o verão.
A origem do inverno está associada ao período do ano conhecido como solstício, que se manifesta quando dias e noites possuem durações diferentes em razão da desigual iluminação dos hemisférios pela radiação solar. Assim, enquanto é inverno em um dos hemisférios da Terra (menor incidência de luz), é verão no outro. Para diferenciar, desse modo, os dois períodos do ano em que os solstícios ocorrem, eles foram classificados em solstícios de verão e de inverno.
Do ponto de vista oficial, a data de início do inverno é marcada para o momento do ano em que o solstício está no seu ápice, ou seja, o dia em que a noite é mais longa e o dia é mais curto. Dessa forma, no decorrer dessa estação, as noites vão ficando gradativamente mais curtas e a iluminação solar vai aumentando até a ocorrência do equinócio de primavera.
Se considerarmos apenas as características do inverno no Brasil, podemos verificar que o nosso território não costuma apresentar aqueles ambientes tipicamente associados a essa estação, como a neve. Isso ocorre pela posição geográfica do país, pela grande diferenciação latitudinal e pelos maiores efeitos da tropicalidade sobre o clima. A queda das temperaturas ocorre em maior grau na região Sul e em algumas áreas do Sudeste, ao passo que no Centro-Oeste o clima torna-se mais seco e um pouco mais frio nos dois primeiros meses dessa estação. Mais ao Norte e Nordeste do país, os efeitos são menos perceptíveis.
O que é solstício?
O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. O verão inicia-se em junho no Hemisfério Norte e em dezembro no Hemisfério Sul. Já o inverno tem início em dezembro no Hemisfério Norte e em junho no Hemisfério Sul.
O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares. Quando a intensidade solar é maior em um dos hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Em contrapartida, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno.
Assim, quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. Quando é solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. No solstício de verão, os dias são mais longos que as noites. Já no solstício de inverno, as noites são mais longas que os dias.
O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, leva cerca de 365 dias e, em decorrência da inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios. Sendo assim, esse movimento é responsável pela existência das estações do ano, que são determinadas pela posição do hemisfério em relação aos raios solares. As estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos dois hemisférios.
Os solstícios e os equinócios, fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol, dão início às estações do ano. A incidência dos raios solares de maneira desigual nos hemisférios marca o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno em outro. A incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador faz com que os dois hemisférios recebem igualmente a radiação solar.

Referência Bibliográfica

A estação do inverno e suas características. Disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/inverno.htm>, acesso em 18/06/2019.

Deixar seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.