“A matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza.” (Stephen Hawking)

06 maio
0 comentários

O Dia Nacional da Matemática ou simplesmente Dia da Matemática, é comemorado no Brasil em 6 de maio.
Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático Julio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
A celebração tem como principal objetivo incentivar a mobilização de professores e alunos para a realização de atividades educativas e culturais, tendo como elemento central a Matemática em suas diversas dimensões.
Quem foi Malba Tahan?
Julio César de Mello e Souza nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. Passou a usar o pseudônimo de Malba Tahan para conseguir editar os seus livros.
Escreveu mais de 120 livros, dos quais 50 deles dedicados à Matemática, sendo o mais famoso intitulado “O Homem que Calculava”, publicado em 1938.
Professor, pesquisador, engenheiro, escritor e editor, acreditava que o ensino de Matemática poderia ser desafiador e envolvente.
Ele ensinava Matemática por meio de atividades lúdicas e imaginativas. Usando personagens árabes, criava histórias e enigmas que despertavam a curiosidade nos alunos.
Como surgiu a data?
Em 1995, ano de comemoração do centenário de Malba Tahan, uma comissão formada por especialistas na vida e obra do matemático propuseram a criação do dia da Matemática.
Neste mesmo ano, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo a criação da data comemorativa, no Estado do Rio de Janeiro e no Município de São Paulo.
Em 2004, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a criação do Dia da Matemática.
A iniciativa, no entanto, foi aprovada quase 10 anos mais tarde, em 5 de Junho de 2013, e decretado pela presidência da República no dia 26 de Junho de 2013, por meio da lei número 12.835.
Motivos para Comemorar
A pesquisa Matemática no Brasil, nos últimos tempos, tem muitos motivos para comemorar.
Em 2018, o Brasil passou a integrar o grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU). Apenas 10 países, dos 76 integrantes, fazem parte deste grupo de elite.
A IMU é um organismo que reúne as sociedades Matemáticas de todo o mundo. Seu principal objetivo é promover a cooperação internacional nesta área.
Ser promovido para o grupo 5, significa que o Brasil apresenta uma produção científica de excelência, um número significativo de alunos de doutorado e pesquisadores reconhecidos internacionalmente.
Prêmios
Além da promoção ao grupo 5 do IMU, os pesquisadores brasileiros receberam importantes prêmios internacionais.
O matemático Arthur Ávila recebeu, em 2014, a medalha Fields que é considerado o prêmio nobel da Matemática. Seu trabalho é na área de Matemática pura, com foco nos estudos sobre os sistemas dinâmicos.
Em 2016, o matemático Marcelo Viana foi o primeiro brasileiro a receber a principal premiação científica da França, o Grande Prêmio Científico Louis D.

Agora, se você cansou de estudar cálculo e precisa de um empurrãozinho para se motivar? Então pre-pa-ra: abaixo segue uma lista de filmes e séries sobre matemática e que você consegue assistir na Netflix.
+FILMES
O Jogo da Imitação (2014) – O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing (o mesmo do teste de Turing), um grande cientista que não teve uma vida fácil. Apesar de ser o pai da computação, Turing era matemático. Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo precisa quebrar o Enigma, um código usado pelos alemães para enviar mensagens. Turing, que está no grupo, tem o desafio não só de desenvolver uma máquina que consiga decifrar a comunicação alemã, mas também de trabalhar em equipe e lidar com problemas pessoais.

Uma Mente Brilhante (2001) – O filme conta a história de outro matemático genial que também teve uma vida sofrida: John Nash. Ele mostrou sua inteligência logo cedo, conquistando o reconhecimento no meio acadêmico. Assim, é procurado pelo governo dos Estados Unidos para trabalhar com decodificação. Porém, ao mesmo tempo, Nash lutava contra os fantasmas da esquizofrenia e precisava diferenciar o que era real do que era criação de seu cérebro.

Gênio Indomável (1997) – Will, um jovem gênio da matemática, trabalha no setor de limpeza de uma universidade. Após mostrar sua afinidade com a matemática, Will arruma confusões e acaba preso. Como consequência, ele é obrigado a fazer terapia e a frequentar aulas de matemática. Depois de passar por vários terapeutas, ele se identifica com um que o incentiva a achar um direcionamento na vida.

A Prova (2005) – Representando a única mulher protagonista na lista, Catherine é filha de um matemático famoso que ficou louco nos seus últimos anos de vida. Ela possui uma genialidade semelhante à do pai para a matemática, porém, tem medo de terminar como ele. A história gira em torno de uma prova de um teorema matemático revolucionário que foi desenvolvida por um dos dois.

O Homem que Mudou o Jogo (2011) – O filme mostra um gerente de baseball que, ao ver sua carreira ir por água abaixo, resolve usar a estatística ao invés de acreditar em antigos olheiros. A ideia é usar recursos de estatística para encontrar atletas bons e baratos, escolhendo-os por seus resultados e não por fama. Para isso, ele conta com a ajuda de um economista, o qual nomeou seu assistente.

+SÉRIES
The Code (2011) – Há duas séries com esse nome na Netflix. Uma delas é quase um documentário e possui apenas três episódios. Nela, Marcus du Sautoy, um renomado professor de matemática, famoso por seus estudos em teoria dos números, explora o código matemático que está por trás da vida e do universo. O professor mostra vários padrões presentes na natureza, desde formações rochosas até o ciclo reprodutivo de cigarras.

Touch (2012) – Martin perdeu a esposa no atentado do 11 de setembro e desde então cria seu filho autista sozinho. Porém, ele começa a perceber que Jake, a criança, fala com ele por meio dos números. Tentando entender seu filho e se aproximar dele, Martin começa a seguir as orientações dos números que Jake escreve em um caderno, os quais estão relacionados aos padrões escondidos que interligam as vidas no planeta. Ao seguir os números, Martin pode mudar o destino de muita gente.

+ BÔNUS: NUMB3RS (2005) – Essa série não está na Netflix, mas é totalmente sobre matemática. Nela, o agente do FBI Don Eppes conta com a ajuda do seu irmão, Charles Eppes, para resolver alguns casos. Charlie é um gênio da matemática reconhecido em seu campo de trabalho. Ao descobrir que pode ajudar seu irmão, ele passa a aplicar a matemática nos diversos problemas que surgem na rotina do FBI. Durante os episódios, Charlie explica teorias matemáticas complexas com exemplos simples, possibilitando o entendimento por parte da equipe, além de conciliar com a vida acadêmica e ouvir os conselhos de seu amigo Larry, um físico que o auxilia em alguns casos. Os problemas matemáticos que aparecem são baseados em pesquisas existentes e a série foi uma parceria da CBS com o Wolfram Research (o mesmo ligado ao WolframAlpha, site muito usado para resolução de problemas matemáticos). Neste link, é possível encontrar as teorias detalhadas usadas em cada episódio.

Referências Bibliográficas

GOUVEIA, Rosimar. O dia nacional da matemática. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/dia-nacional-da-matematica/>, acesso em 06/05/2019.

Lista BDE: 7 filmes e séries sobre matemática para ver na Netflix. Disponível em <https://engenharia360.com/lista-bde-7-filmes-e-series-sobre-matematica-para-ver-na-netflix/>, acesso em 06/05/2019.

Deixar seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.