Normas de Convivência Escolar

Normas de Convivência Escolar


Normas de Convivência Escolar

  1. Cursos Oferecidos
  • Educação Infantil – Agrupamentos de 03, 04 e 05 anos de idade.
  • Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano.
  1. Reunião com os Pais

– Uma (01) Reunião de Pais por trimestre para entrega de médias;
– Escola de Pais (palestras e oficinas temáticas)

  1. Horários a serem cumpridos

3.1. Matutino

  • Educação Infantil (Agrupamentos de 03, 04 e 05 anos) 1ª Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – 07h00 às 11h00
  • 2ª Fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – 07h00 às 11h25.

3.2. Vespertino

  • Educação Infantil (Agrupamentos de 03, 04 e 05 anos) 1ª Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – 13h00 às 17h00.
  • 2ª Fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – 13h00 às 17h25(caso tenha turma no vespertino)
  1. Materiais Exigidos

Conforme constam elencados na Lista de Materiais de 2019 da Escola.

  1. Uniforme

De uso obrigatório e imediato desde o início das aulas.

  1. Lanche

Poderá ser adquirido na cantina da Escola ou o(a) aluno(a) poderá trazer de casa, acomodado em lancheira e garrafa térmica.

  1. Cadernos

Compre cadernos resistentes e encapados com plásticos resistentes.

  1. Ficha de Exame Biométrico (para aluno (a)s da 2ª Fase do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano)

Laudo médico constando a aptidão/ inaptidão do(a) alun(o)a para a prática de Educação Física. O formulário é fornecido pela Escola no ato da matrícula e deve ser entregue no primeiro dia de aula, devidamente assinado pelo (a) médico(a) atendente, endossado pelo carimbo com o número do CRM do(a) mesmo(a).

  1. Não é permitido o uso de lâminas ou canivetes.
  2. São direitos do(a) aluno(a):

I – Receber assistência educacional de acordo com suas necessidades e possibilidades do estabelecimento de Ensino.
II – Recorrer às autoridades escolares quando julgar prejudicado em seus direitos.
III – Ter sua individualidade respeitada pela comunidade escolar sem discriminação de qualquer natureza.
IV – Ser ouvido em suas queixas ou reclamações.
V – Participar das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas, destinadas a sua formação.

  1. São deveres do(a) aluno(a):

I – Respeitar os regulamentos e normas do Estabelecimento de Ensino.
II – Abster-se de atos que perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desacato às leis, às autoridades escolares e funcionário (a)s, bem como, aos representantes de turmas, no desempenho de suas funções.
III – Desempenhar com responsabilidades, todas as atividades escolares em que sua participação for exigida.
IV – Contribuir, no que lhe couber, para a conservação e valorização do Estabelecimento de Ensino.
V – Comunicar à Diretoria o seu afastamento temporário, por motivo de doença ou outros.
VI – Frequentar com assiduidade as aulas e demais atividades escolares.

  1. O(a)s aluno(a)s estão sujeitos às seguintes regras:

I – Aconselhamento.
II – Comunicado aos pais.
III – Afastamento de até dois dias úteis consecutivos da sala de aula.
IV – Repreensão por escrito.
V – Transferência Educativa.

  • 1º – As penalidades de aconselhamento e repreensão por escrito poderão ser aplicadas pelo(a)s professores e demais funcionários do Estabelecimento de Ensino.
  • 2º – O afastamento será aplicado pela Coordenação e/ ou Diretor e comunicado a/ ao responsável pelo(a) aluno(a).
  • 3º – Transferência educativa só poderá ser aplicada pela Diretora, por motivo grave, após ter dado a/ ao aluno(a) direito de defesa, verificar sua culpabilidade, ouvir o Conselho de Classe, comunicar ao Conselho Tutelar e Ministério Público.
  1. É vedado a/ ao aluno(a):

I – Promover, sem autorização da Diretora, sorteios, coletas ou subscrições, usando, para tais fins, o nome do estabelecimento.
II – Distribuir no recinto do Estabelecimento quaisquer boletins ou impressos sem autorização da Direção.
III – Ocupar-se durante as aulas de assuntos a elas estranhos.
IV – Fomentar ou participar de faltas coletivas às aulas ou manifestações de agravo ao corpo técnico – pedagógico, administrativo, docente, discente ou autoridade, no recinto escolar. Sair de sala para os corredores e demais dependências da Escola nos intervalos de aulas.
V – Ausentar-se de sala de aula sem permissão do(a) professor (a) e do Estabelecimento sem autorização da Direção.
VI – Trazer para a Escola, materiais estranhos ao estudo, sem a autorização prévia da Direção, tais como: rádios, fones de ouvido, telefones celulares, jogos, bolas, brinquedos, bonés, máquinas fotográficas, tablets, smartphones, entre outros equipamentos eletrônicos).
VII – Alterar, rasurar, suprimir ou acrescentar anotações lançadas nos documentos escolares.
VIII – Não é permitido o uso do corretivo durante a aula ou em quaisquer atividades prescritas pela escola, seja em livros, cadernos, trabalhos e pesquisas, ou, ainda, avaliações.
IX – Fumar ou trazer cigarros para as dependências da Escola.
X – Não é permitido a/ ao aluno(a) namorar nas dependências da Escola.